Inicio
Início Perfil Tecnologia de Biocatálise Contactos
Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Menu
VIDA VIVA LAB SERIES Tecnologias de ponta em processos de filtragem de água potável

 Filtros- água potável

Ler mais

 

 

 


Serviços técnicos
Serviços técnicos
Descrição Técnica

A Tecnologia de Biocatálise - processo Dakarin®, apresenta-se como uma tecnologia de ponta, que representa um grande avanço no tratamento de águas residuais, purificação e Bioremediação de solos. Facilmente adaptável a diferentes situações, tem como principio base a aceleração do processo de degradação biológica, utilizando nutrientes, vitaminas e Bio-estimulantes, que catalisam fortemente a acção dos microrganismos indígenas, reduzindo drasticamente o período de tempo necessário para a total degradação dos elementos contaminantes e substancias indesejáveis. O processo Dakarin® apresenta uma grande compatibilidade com o meio ambiente garantindo a sua segurança, com a vantagem de não utilizar nem introduzir no ecossistema, bactérias ou enzimas produzidas em culturas externas ou geneticamente manipuladas.

NANOTECNOLOGIA

Microbiologia / Biotecnologia :

Os microrganismos indígenas necessitam normalmente de diferentes tipos de nutrientes para poderem desempenhar o seu importante papel  no equilíbrio dos ecossistemas. Estes nutrientes estão normalmente disponíveis na natureza agrupados em três classes diferentes: 

 

. Nutrientes primários – incluem Nitrogénio; Fósforo e potássio que contribuem para a sua própria protecção celular.

 

Nutrientes Secundários – incluem minerais entre outros elementos essenciais para a sólida produção de enzimas celulares que irão provocar a hidrólise dos materiais contaminantes.

 

. Nutrientes terciários – incluem vitaminas; estimulantes bioquímicos naturais; que permitem aumentar; desenvolver e manter as populações de microrganismos.

 

Estes micronutrientes não se apresentam com características bioquímicas que permitam a sua imediata assimilação por parte dos microrganismos, necessitando de tempo para atingir a biodisponibilidade para serem absorvidos. Este factor é um obstáculo real e limitativo, que torna os processos de descontaminação biológica eficazes mas lentos, necessitando normalmente de períodos longos para ser possível atingir a completa degradação dos materiais contaminantes.

 

Os nutrientes primários não se apresentam como sendo limitativos em termos de assimilação por parte dos microrganismos, sendo mesmo necessário remove-los perante presença de percentagens elevadas nas águas residuais. Ao contrário os nutrientes secundários e terciários constituem um factor limitativo em termos de biodisponibilidade de assimilação.

 

A tecnologia de Biocatálise – processo Dakarin® torna possível tornear este obstáculo, permitindo introduzir no processo de descontaminação, micronutrientes 100% naturais, em formulas que tornam possível a sua imediata assimilação por parte dos microrganismos, proporcionando  um rápido e eficaz processo de descontaminação.

 

O processo Dakarin® é potencializado por diversos equipamentos de design próprio que disponibilizamos, entre eles os Reactores Biológicos Econim® e ModuState®, equipamentos tecnologicamente avançados, com alta capacidade de arejamento que proporcionam ambientes óptimos para processos de digestão biológica aeróbia e anaeróbia. A tecnologia de Biocatálise interfere directamente nos tempos necessários ao tratamento, dimensão de equipamentos (baixos tempos de retenção) e produção de lamas, com custos operacionais baixos.

Todos os ingredientes-chave utilizados no processo Dakarin® são produzidos a partir de substâncias 100% naturais  por forma a alcançar os seguintes requisitos:

 

  • Aumento acentuado da população de microrganismos, permitindo a sua rápida

    reprodução.

 

  • Aumento exponencial dos índices metabólicos dos microrganismos que actuam na desagregação dos contaminantes, com a introdução de micronutrientes essenciais para a população microbiana indígena, resultando num estimulo que favorece uma digestão biológica acelerada.

 

  • Significativa redução dos elevados índices de mortalidade microbiana, causa usual no fracasso dos processos biológicos convencionais, através da criação de películas de protecção nas paredes das células dos microrganismos.

 

  • O processo Dakarin® consegue amplas reduções nos parâmetros CBO5 e CQO, considerados entre outros, como indicadores da qualidade da água e objecto de valores limite de emissão.

 

 

  • O processo Dakarin® pode ser aplicado com sucesso, decompondo elementos contaminantes como hidrocarbonetos, produtos derivados do petróleo, controlo efectivo de maus cheiros na degradação de compostos de enxofre e substâncias aromáticas, óleos e gorduras de origem vegetal e animal, sabões, detergentes e produtos químicos de limpeza.

      

  • O processo Dakarin® pode funcionar num amplo leque de sistemas processuais já existentes, independentemente do seu tamanho, forma e configuração.

 

  • Amplas reduções nos tempos de retenção necessários para tratamento assim como dimensão de equipamentos.

 

Todos os equipamentos componentes da tecnologia de Biocatálise - processo Dakarin®, cumprem as normas instituídas pela UE entre outras:

 

  1. UE norma 976
  2. Mekblatt N - 1
  3. British Standard 4994
  4. Directiva UE BOE 103 de 1986 / secções I;IV;VI;VII; - quadro 3 referente á qualidade da água.
  5. UK 1991 water Act.
  6. Performance de tratamento de pr. EN - 12566 - 3 (processo Eco-Bio®) - Water Research Technologies 
 
Desenvolvido por: Portugal Interactivo